E se te dissermos que você pode “ensaiar” o seu casamento? Embora em nosso país não seja muito visto, é comum fora das nossas fronteiras, pois os noivos podem assim garantir que o dia do seu casamento tudo será ótimo.

Hoje trazemos uma idéia diretamente dos Estados Unidos. Ali se celebram casamentos de uma forma diferente dos que celebramos aqui, isso já sabemos. A celebração não dura apenas um dia: pode chegar a envolver todo um fim de semana. Bem, queremos falar sobre o que eles chamam de jantar de ensaio.

O que é isso? Trata-se de um jantar, uma refeição (ou, às vezes, um brunch), que reúne, além do casal, as famílias de ambos assim como os amigos e as pessoas mais próximas ao casal (não é muito menos um grande evento). Tem lugar no dia anterior ao casamento e o grau de formalidade costuma ser muito menor do que aquele do casamento em si (embora existam exceções).

Onde? Na verdade, pode ser em qualquer lugar. Desde um elegante restaurante ou o mesmo espaço onde no dia seguinte será o casamento, existem lugares que alugam o imóvel em questão, todo fim de semana, até mesmo em sua própria casa, se você tem um jardim e não se importa se as pessoas pisam no gramado com sapatos e saltos.

Nesta celebração, que para correr bem não deve se estender muito porque no dia seguinte você tem o que tem, ocorrem diferentes discursos, vídeos, anedotas e, se for o caso, a entrega de presentes para os noivos. Algumas pessoas celebram este evento um dia após o casamento como um churrasco ou similar. Você já sabe vocês colocam as regras.