O casamento civil se distingue do religioso em vários aspectos, um deles são as testemunhas. Neste artigo, te contamos o que você precisa saber a respeito delas, se você vai se casar no civil.

Uma das dúvidas que surgem para os casais que escolheram por celebrar o seu casamento com uma cerimônia civil são as testemunhas que vão precisar, e quem pode ser.

A primeira coisa a fazer é esclarecer que, em uma cerimônia civil, você precisa de dois tipos de testemunhas:

  • Para a tramitação do registro. Nesta ocasião, devem comprovar que as partes vão se casar por sua própria vontade. Este ato se realiza antes do casamento, quando se apresenta o registro na prefeitura ou tribunal para que siga o processo. São geralmente duas testemunhas, mas às vezes uma é o suficiente e muitas vezes pedem que sejam pessoas próximas de você e maiores de idade, mas não familiares, embora isto às vezes varie dependendo de onde você irá realizar.
  • Para a assinatura da certidão de casamento. Trata-se da assinatura do dia do casamento. As testemunhas dão fé que foi lida a ata e realizado o ato do matrimônio. Neste caso, as testemunhas devem ter a idade legal exigida. Podem ser familiares, amigos ou duas pessoas qualquer que aceitem estar presentes à leitura da ata e assinar como esta foi realizada.

As suas testemunhas em ambos os casos, podem ser as mesmas ou não. Escolha pessoas especiais para você e que farão parte tanto de uma parte importante do processo, como do seu grande dia. Claro que os escolhidos agradecerão.