SOS! Eu Preciso Escolher A Música Para O Casamento Na Igreja

A música que você ouve no dia do seu casamento que vai marcar as memórias deixadas de seu grande dia.
A música que você ouve na cerimônia de seu casamento será um dos elementos que os convidados lembrarão por muito tempo. Em uma igreja cheia de convidados, infelizmente, nem todo mundo gosta de uma boa imagem do que está acontecendo no altar.

Alguns podem perder sua aparência com lágrimas errantes na hora da cerimônia. Mas a música vai ser incorporada nos pensamentos e no silêncio de todos os presentes muito vividamente. Por isso, é muito importante fazer programa musical atraente, resultante da valorização das pessoas e que pode ser lembrado com emoção.

O primeiro passo é decidir que tipo de música você quer ouvir naquele dia. As possibilidades são praticamente ilimitadas: pianista instrumental, grupo de cordas, grupo de guitarras, da harpa, gaita de foles. Não se esqueça de que a voz humana é um instrumento gerador de muitas emoções. Você quer alguém para cantar para você no seu dia? Se sim, o que você prefere: uma solista lírica (soprano, mezzosprano, tenor, etc.) Ou coro?

É fundamental escolher as músicas com antecedência, as noivas entram em desespero às vezes por deixarem pra ultima hora. Mas algumas questões tem que estar bem esclarecidas antes de escolher como: “Quando você coloca a música na celebração? E, acima de tudo, como faço para escolher as mais belas canções?
Agora, a boa notícia: isso não é tão complicado quanto parece. Há cinco momentos da Missa em que, por costume da liturgia, que é adequado para ouvir música. Eles são:

  • A caminhada da noiva até o altar é um momento de grande intensidade. A noiva aparece diante dos olhos de todos os convidados vestindo um lindo vestido, ansiosa para receber o seu futuro marido. Música acalma os nervos e aumenta a emoção do inesquecível momento. Aqui você pode jogar uma peça clássica como Bach Cantata 147, ou a bela canção de amor “One Hand, One Heart” do musical West Side Story, ou até mesmo uma música pop atual, ou crossover.
  • Entre as leituras, e pouco antes do Evangelho, é obrigatório interpretar uma peça. Neste caso, é um momento muito intenso do ponto de vista litúrgico, e o costume é ouvir uma ária de conteúdo religioso, como um “Aleluia” (Haendel ou Mozart) ou “Quia respexit” de Bach.
  • Imediatamente após o rito do casamento vem o ofertório. A noiva e o noivo e parentes próximos ainda estão com os olhos brilhantes. É só quando se interpreta uma “Ave Maria” e deixar a emoção sublime, torna-se inesquecível. Muitos compositores escreveram “Ave-Marias” Precious: Schubert, Bach / Gounod, Caccini, Massenet. Em cidades do litoral pode ser substituída por uma “Ave Sailor”. A “Ave Maris Stella”, de Grieg é outra opção mais adequada para este momento.
  • Comunhão é um momento de meditação e recolhimento especialmente adequado para a música. Não é uma peça ideal e bem conhecida: é o “Panis Angelicus”, de Franck. Também pode ser uma adaptação do “Agnus Dei” da Missa da Coroação de Mozart. Além disso, há casais que preferem abrir caminho para uma peça moderna, para uma trilha sonora ou uma canção pop.
  • A hora de saída dos convidados também geralmente é reservada algumas peças mais modernas, se o casal quiser. Para evitar a debandada de costume de pessoas, você pode optar por abafar o som de instrumentos e vozes, por vezes, o sacerdote convida os presentes a ouvir uma peça de música em silêncio antes da partida.

Além destes momentos especialmente adequados para a música, missas de casamento têm algumas brechas capazes de interpretar a música, como a entrada dos padrinhos, a entrada do noivo, Paz, Santo, etc.
Em qualquer caso, para garantir que a cerimônia corra bem do começo ao fim, é absolutamente essencial comentar sobre as partes musicais em detalhes com o sacerdote antes do inicio da cerimônia.

O conselho dos músicos que você escolheu pode ser muito útil, já que eles têm experiência no assunto. Com isso, você gastar muito pouco de tempo “youtubeando” músicas (e sem dúvida vai ser muito bom, como sempre é boa a música), um programa musical que você provavelmente vai escolher para se lembrar com prazer.