Quatro Rituais em Casamentos

Algumas tradições em torno dos casamentos continuam. Trata-se de costumes arraigados que datam do Império Romano e, apesar de ter perdido grande parte do seu significado, existem muitas noivas que realizam certos rituais.

As tradições do casamento são voluntárias e, ao contrário do que se considerava no passado, não traz má sorte se você não realizar. Jogar o buquê de noiva ou usar um vestido branco são alguns exemplos de tradições que são muito internalizadas no momento do casamento. Hoje vamos nos concentrar em explicar a tradição de a noiva usar no dia do casamento algo azul, algo novo, algo velho e algo emprestado.

  • Algo azul: é um costume cujas origens estão no antigo Israel. As noivas usavam uma fita azul como um símbolo de amor, pureza e fidelidade. Hoje também continua com o significado de fidelidade e amor duradouro. O toque azul atualmente aparece em uma liga azul na parte interior da noiva, e as mais originais usam esta cor no buquê ou nos sapatos.
  • Algo novo: refere-se ao fato de que se começa uma vida em matrimônio com o seu parceiro. Sempre foi dito que traz felicidade e prosperidade ao casamento. Geralmente, o novo é o vestido da noiva.
  • Algo usado: simboliza a união com o anterior, ou seja, os laços familiares e de amizade. Isso significa que não se rompem e continuam nesta nova vida de casados. Algumas noivas escolhem alguma peça de roupa que suas mães ou avós utilizaram no dia do seu casamento para ter a mesma sorte que elas em sua vida conjugal. Por exemplo, as luvas ou as joias.
  • Algo emprestado: esta tradição tem sua origem na superstição de levar algo de alguém que é feliz no casamento. Significa também que a noiva tem a ajuda de seus familiares e amigos, sempre que precisar e como um símbolo de amizade recebe algo emprestado um de seus entes queridos. Normalmente um lenço, véu, ou uma joia.