Onde Colocar a Aliança de Casamento

Estamos todos de acordo que ao casarmos levaremos uma aliança, mas muitos casais seguem se perguntando em que dedo devem colocá-la. Aqui está a resposta!
A aliança de casamento é um símbolo que vem da antiguidade e existem várias teorias a respeito do seu uso.

O resultado depois de todos esses séculos, é que depende muito do lugar de origem, da religião ou culto que se professa e finalmente do gosto do casal, decidir em qual dedo vai usar as suas alianças de casamento.

Alguns dos costumes mais comuns em nosso país são:

  • Algo que parece uma unanimidade é que se usa no dedo anelar, pois se acredita que a veia que parte dele vai diretamente para o coração. Que, além do dedo anelar se escolhe o da mão esquerda também porque é o lado que se conecta mais diretamente com o coração.
  • Na Catalunha e na Comunidade Valenciana, por exemplo, a tradição é usar o anel de noivado no dedo anelar da mão direita e o anel de casamento no dedo anelar da mão esquerda.
  • Em outras comunidades o costume é exatamente o oposto, o anel de noivado na mão esquerda e o de casamento no anelar da mão direita.
  • A influência de outras culturas também nos trouxe o hábito de colocar o anel de noivado e a aliança de casamento no mesmo dedo, geralmente o dedo anelar da mão esquerda, neste caso. Ambos os anéis são combinados juntos e inclusive se acoplam sob a forma, em alguns casos.