O que são os Cursos Pré-Matrimoniais?

O casal que decide se casar na igreja, deve realizar um curso pré-matrimonial que consiste em preparar os casais para a vida conjugal.
O momento de fazer um curso pré-matrimonial é cerca de três meses antes de celebrar o casamento. O casal deve se colocar em contato com o pastor da igreja em que estão inscritos para fixar a data da realização do mesmo.

Este curso pré-matrimonial consiste em várias sessões em que são abordados aspectos da vida conjugal e de família. Alguns temas como a psicologia do casal, o amor, a sexualidade, a fé e a educação dos filhos são os mais comuns neste tipo de curso.
Nas sessões do curso, os casais podem levantar questões e o diretor do curso lhes dá conselhos para ajudá-los a tomar decisões em determinadas circunstâncias.

Em geral, cada sessão tem a duração de duas horas e este tempo cobre um único tema. As sessões são realizadas em grupos e existe um casal com experiência que expõe, junto ao pastor, um único tema para que o casal que assiste ao curso possa comentar e dar suas opiniões.

Para deixar alguns dias de reflexão sobre o tema que foi abordado na sessão e para que o casal possa comentar sobre o mesmo, o curso é retomado na semana seguinte e volta a tratar de outro aspecto da vida de casado. Portanto, se deixa uma lacuna de tempo entre os temas para que os casais se certifiquem da importância que tem.

Existem várias modalidades de cursos pré-matrimoniais. Pode-se realizar em uma mesma paróquia aonde o casal vai se casar, ou outras coisas que sejam mais convenientes por tempo ou frequência.
Os cursos pré-matrimoniais geralmente envolvem cerca de seis sessões e são realizados durante a semana. Outra opção é para realizá-los de forma intensiva durante um fim de semana.

Existe a possibilidade de realizar o curso à distância para aquelas pessoas que por algum motivo não possam realiza-lo de forma presencial. Neste caso, o pastor deve autorizá-lo. O método a distância consiste em ler uma agenda de várias sessões.
Seja qual for à modalidade, ao finalizar o curso, o casal recebe um diploma que certifica a participação nestas sessões.