Na organização do casamento, existe uma série de situações que você precisa saber como enfrentar, uma delas é que os convidados não confirmem, a qual dedicamos este artigo.

Os convites de casamento são enviados pelo menos três meses antes do casamento e se faz com tanta antecedência para que os convidados possam avaliar e confirmar a sua presença ou não, e ter tempo para fazer os planos necessários para participar em caso afirmativo. Lembre-se que para os casamentos em datas mais complicadas como o verão ou casamentos que são celebrados muito longe de onde está a maioria dos convidados, é recomendável que envio dos convites seja feito pouco antes desses três meses.

Junto com o convite geralmente se incluí um cartão de resposta, onde, por vezes, se pede outras informações, como alergias, número de participantes dessa família, se desejam que procure alojamento ou se vão utilizar o transporte que os noivos colocam a disposição. Em outros momentos, apenas aparece no mesmo convite o número de telefone dos noivos para ligar e confirmar ou rejeitar o convite. O prazo limite em ambos os casos geralmente é no máximo, um mês antes do casamento.

Quando você vê que o tempo passa e existem algumas pessoas que não responderam, há duas possíveis opções:

  • Ligue para eles e os lembre, talvez acreditem ter enviado a resposta ou ter ligado e não o fez, talvez tenha sido perdido no envio ou qualquer outro incidente. Claro que eles compreendem que é importante para você saber com suficiente antecedência.
  • Se por qualquer motivo você não gosta de ligar, não fica outra escolha a não ser contar com eles como presentes. É melhor que exista um lugar vazio e sobre comida ao fato de que se apresentem e não tenham onde se sentar e o que comer. É um risco também, mas apenas econômico e se não são muitos convidados, você pode assumi-lo.