As madrinhas desempenham um papel fundamental na cerimônia de casamento e é por isso que precisamos levar em conta o seu papel no momento de organizar o evento.

Normalmente, este lugar especial é ocupado pelas irmãs, futuras cunhadas ou melhores amigas da noiva e são de alguma forma a grande “rede de segurança” que ela precisa no dia mais importante da sua vida. Elas a escutam e aconselham, orientam e acompanham quando você precisa. Sem eles seria muito mais difícil organizar o casamento.

São as guardiãs da noiva, as pessoas de confiança e por isso é que têm um papel importante. Mas, além de fornecer aconselhamento e apoio, cumprir várias funções, pois são aquelas que ajudam em vários momentos específicos.

Ao sair do carro as damas de honra ajudarão a noiva a acomodar o vestido para que esteja perfeita antes de entrar na igreja. Também acomodarão o véu e uma vez que a noiva tenha chegado ao altar podem colaborar no momento de acomodar a cauda do vestido se houver. Também está presentes em tudo o que ela possa precisar, desde sustentar o buquê quando for necessário até ajudar a colocar o vestido antes da cerimônia.

As damas de honra são a mão direita da noiva durante o casamento e por isso é uma figura tradicional em muitos países. Enquanto em alguns países ainda não são muito usadas, em outros lugares vão ganhando relevância pouco a pouco.