Dicas para Uma Cerimônia Bilíngue

Quando cada membro do casal que se casa tem uma língua materna, a cerimônia bilíngue se impõe. Aqui nós trazemos algumas dicas, se este é o seu caso.

Hoje em dia em um mundo sem fronteiras, cada vez são mais casais de diferentes nacionalidades que decidem unir as suas vidas para sempre. Nestes casos, existe a possibilidade de celebrar uma cerimônia bilíngue, para que todos os convidados possam segui-la.

Se você é um casal internacional, tome nota destes detalhes para sua cerimônia:

  • A coisa mais importante é começar com um convite de casamento nas duas línguas. Todos os convidados devem compreender, e sentir-se igualmente importantes.
  • Para a cerimônia, você tem que escolher qual dos dois será o idioma principal da cerimônia. Isto é feito através do número de convidados (o que mais tiver, é a principal) ou pelo local no qual será celebrado, já que às vezes não é fácil conseguir um oficiante que domine duas línguas.
  • É muito importante ter um programa de casamento em ambos os idiomas, para que todos possam acompanhar o que está acontecendo em todos os momentos.

A cerimônia será realizada na língua principal, mas você pode facilitar as coisas desta maneira:

  • Em momentos culminantes como os votos, um momento que todo mundo quer escutar, pode ser dito em ambas as línguas.
  • Se os votos são longos, ao estilo internacional, você pode escrevê-los no idioma que você não vai usar em um cartaz, que você coloca sobre o altar para todos os convidados possam ler.
  • Você também pode usar novas tecnologias, como uma tela se o local permite, nela estará aparecendo todos os textos e leituras da cerimônia na língua secundária.
    Uma cerimônia bilíngue pode ser bonita se você souber intercalar ambas as línguas e combiná-las de forma que seja compreensível para todos. É um momento mágico, que temos certeza que vai comover cada um dos presentes em seu casamento.