Dicas para Escolher um Vestido de Noiva

Sem dúvida, para qualquer mulher é “o” vestido da sua vida, a escolha de moda mais difícil, o vestido de noiva.

Então, vamos compartilhar algumas dicas para escolher o vestido de noiva, de modo que você encontre o modelo que te representa que te faça se sentir esplêndida e radiante nesse dia único.

A primeira é que já que se trata de uma escolha tão importante, é preciso ter tempo. É aconselhável começar de seis a nove meses antes do casamento, para ter tempo de avaliar todas as opções e estilos de vestidos. Nesta mesma época, comece a organizar compromissos com lojas do ramo, designers e costureiros dedicados as noivas para guardar um lugar, porque às vezes se você for procurar muito próximo da data, pode ser que tenham muitos pedidos e te rejeitem – em particular os costureiros que trabalham sob medida.

Outra coisa muito importante é o estilo do casamento, a época do ano e o momento do dia. Não é o mesmo um casamento informal e um casamento formal, um vestido de verão para um tempo mais fresco, outro para o dia e outro para a noite.

Os designers que você entrevistar podem lhe dar conselhos precisos sobre o tipo de vestido que mais te beneficia de acordo com o seu físico, o seu rosto e o seu estilo de mulher. Aprenda com todos eles, não deixe de fazer perguntas, mas no final escolha apenas um.

A melhor maneira de encontrar o seu vestido de casamento é ver centenas e centenas de modelos. Não é ruim que você comece a fazer isso o quanto antes, até mesmo quando você sabe que vai se casar no médio prazo e não existe data definida no calendário. É também uma tarefa agradável e divertida.

Nesta etapa, crie um arquivo com todos os modelos que você gostou. Pode ser digital ou no papel, mas eventualmente você vai perceber que esse arquivo te diz muito sobre o tipo de vestido que você gosta, e vai começar a descartar. É também uma grande ajuda para o designer.

Escolha uma pessoa especial – no máximo, algumas – que você tenha muita confiança e cujo estilo de moda você admire. Serão as pessoas que irão te aconselhar e te ajudar com certeza quando você não tiver clara a sua decisão. No entanto, lembre-se que a última palavra é sua, não deixe ninguém te imponha o seu próprio gosto.

Outra forma muito adequada para escolher o vestido de casamento, é provar todos quantos você puder. Neste ponto, vale tanto que sejam vestidos de noiva, como qualquer outro que você goste de usar e se sinta bem. Inclusive tire um tempinho livre e experimente as roupas que você tem no seu próprio guarda-roupa, especialmente as suas roupas favoritas.

Os cabides não são bons modelos, talvez por isso o vestido que chama a sua atenção a princípio, pode não te cair bem. Então veja o que te cai melhor, e encurte a sua busca.

Ao escolher designer ou costureiro, certifique-se de assinar um orçamento, ou seja, um documento onde se comprometam de ante mão a cobrar uma soma, de modo que no último minuto não possam aumentá-la.

É importante também que o vestido esteja pronto alguns dias antes do casamento, no caso de você precisar fazer algum toque final inesperado.

Compare os preços, e no momento de decidir, o orçamento também tem o seu peso. Não vale a pena gastar mais do que você pode em um vestido de noiva: com bom gosto e respeitando a sua personalidade,

você pode parecer maravilhosa, sem ter que desembolsar uma pequena fortuna. Apesar de tudo, será um vestido para usar uma única vez.

Certifique-se de acertar com a loja, o designer ou o costureiro as diferentes condições, já que não deixa de ser um negócio: quantidade de dinheiro, formas de pagamento, eventuais reclamações, devoluções e garantias.

Finalmente, poucas vezes em sua vida será tão importante ser você mesma, assim aceite todos os conselhos de uma amiga ou familiar que te acompanhe e do seu designer, mas definitivamente, escute a sua intuição. Como todas as coisas importantes da vida, quando você encontrar o “seu” vestido de noiva, você saberá exatamente, sem dúvida.