As flores não devem faltar em nenhum casamento. São capazes de transmitir o frescor, romantismo, alegria, ternura, de fornecer um toque dramático para a decoração ou transportar para paisagens distantes. Por isso, você não pode deixar que outros decidam quais flores vão decorar o seu casamento.

Talvez esta seja uma das decisões mais difíceis, porque certamente você não é uma especialista em flores. Mas calma, seguindo as nossas dicas e conselhos, deixando-se assessorar por profissionais certamente acertará com a escolha.

  • Aposte pela flor da estação. Certamente já te deram este conselho mil vezes, e continuaremos dando mil vezes mais. E sem dúvida é um dos fatores mais importantes que você deve ter em mente ao escolher as flores do seu casamento. Cada estação tem suas flores, e apostar nelas garantirá que o material floral do seu casamento esteja em ótimas condições, além do que será mais barato. Se o seu casamento é no outono, e você adora peônias, deve começar a esquecê-las e buscar alternativas, tais como dálias e hortênsias. Fale com o seu florista, será quem melhor poderá te assessorar.
  • Escolha as flores de acordo com o tema e a decoração do casamento. Este é outro dos pontos importantes que você deve considerar. Se o seu caso é um casamento rústico, por mais que você goste das orquídeas não é a melhor escolha. Neste caso, você pode apostar em craspedias, lavanda ou paniculata, ou qualquer flor de aspecto mais silvestre e de campo. Se o seu casamento é praiano e você deseja dar um toque diferente e exótico pode usar proteas. Busque inspiração na Internet e peça conselhos.
  • Respeite a paleta de cores do casamento. Uma das primeiras coisas que você deve fazer para começar a pensar em decorar o seu casamento é escolher a paleta de cores. Uma vez que você a tiver deve buscar que todos os elementos, incluindo as flores, sigam as cores que você escolheu. Por exemplo, se você escolheu por uma paleta em tons pastel, com cremes, rosa e malvas, não teria nenhum sentido incluir rosas vermelhas no buquê de noiva ou na decoração.
  • Não se encante com as flores Pinterest. Sabemos que a Internet é uma fonte inesgotável de inspiração, especialmente Pinterest, mas para evitar decepções tolas você deve saber que nem todas as flores que você vê é possível encontrar em nosso país. Lembre-se que cada país tem uma flora particular, e, enquanto a maioria das flores será fácil de encontrar, outras serão impossíveis. Mais uma vez, o seu florista será o melhor conselheiro e pode encontrar as melhores alternativas a essas flores que você tanto ama.
  • Deixe-se aconselhar. Este conselho temos repetido ao longo do artigo, e se o temos feito, deve ter algum motivo. Lembre-se que você não está sozinha nos preparativos para o seu casamento, por isso, recorra a profissionais que você contratou para que te ajudem a ter um casamento lindo. O ideal é que primeiro você busque inspiração, e guarde fotos daqueles elementos que você gosta, paleta de cores, ideias, etc. Compartilhe todo esse material com o seu florista ou decorador e escute os seus conselhos. Se você o contratou é porque você gosta do seu trabalho, assim deixe-os te aconselhar.