Costumes de Casamento na Índia

Os casamentos ocidentais estão fazendo diferença em muitas outras culturas, como na China ou Japão. Noivas que antes se casavam com roupas tradicionais, agora preferem fazê-lo com vestidos de noiva brancos como aparecem nos filmes americanos.

Mas nem todas as noivas do mundo usam branco, como você já sabe, e muitas nem sequer conhecem o noivo nem sabem como é o seu rosto. Algo quase impossível de acreditar para aquelas que nasceram em uma cultura ocidental.

Isto é o que acontece em casamentos indianos. Neste último caso, o casal não se conhece, já que o pai da noiva é quem geralmente escolhe o noivo de sua filha. E é também o pai da noiva quem paga tudo, e quem fornece o dote.

Mas vamos começar contando um pouco de como se desenvolve esse ritual de casamento na Índia. Três dias antes da celebração as irmãs, tias, primas e familiares da noiva começam a pintar suas mãos e pés, com desenhos coloridos e ilustrações com Hena. Símbolos que representam a felicidade, fertilidade, amor e prosperidade e inclusive símbolos de proteção contra maus espíritos.

No dia do casamento a noiva vai estar com o rosto coberto antes de casar. Haverá dinheiro, doces e ovos para simbolizar uma vida doce, fertilidade e prosperidade. Todas as cerimônias de casamento hindu incluem antigos rituais, para evitar os maus espíritos. Depois dos votos entre os noivos e o pai do noivo, o irmão deste último lançará pétalas de flores sobre o casal para desejar-lhes a felicidade eterna.

Quanto às roupas, o noivo usará belos trajes bordados e um turbante na cabeça, enquanto a noiva vai se vestir com “saris” em cor vermelho ou rosa decorado com tantas joias quanto possível.