Suas damas de honra te acompanharão durante todo o processo de organização do casamento. Se você deseja que elas também desfrutem e estejam dispostas a continuar interpretando o seu papel à perfeição, tome nota destas dicas.

Ser uma dama de honra não é uma tarefa fácil se querem fazer bem e suas damas de honra sabem disso, mas você também tem que levar isso em conta se quer que tudo corra bem e deixe uma boa lembrança de algo tão especial como as ter escolhido para te acompanhar antes e durante os preparativos do seu casamento. Por isso preparamos esta lista de dicas para que você não se esqueça de nada:

  • Respeite que tenham suas próprias vidas. Porque antes de receber o título de damas de honra são certamente esposas ou companheiras, mães e mulheres trabalhadoras, que têm obrigações, horários e tarefas as quais não podem renunciar. Quando lhes pedir um favor ou para te acompanhar em algum lugar, tenha em mente a quem pede e quando, e te agradecerão.
  • Pergunte como querem se vestir. Por mais que você tenha em mente uma idéia do que você deseja que vistam neste dia, seja permissiva e compreensiva, escute-as. Saiam juntas para provar determinados estilos e deixe que usem o que melhor se adapta a elas e que mais confortáveis se sintam. Se elas se sentem bem, as fotografias ficarão perfeitas.
  • Dê-lhes algumas indicações de estilo. Embora prefira que cada uma seja fiel à sua forma de ser e que não usem o mesmo vestido, tampouco pode deixá-los ao livre arbítrio porque não haveria coerência. Mostre ou descreva o seu vestido e o estilo do casamento, dê uma amostra da cor que você deseja que usem, prepare um quadro de inspiração no qual possam se basear escolha um complemento comum para todas e irá ajudá-las muito. E te ajudará também.
  • Faça com que sintam especiais. Trate-as como convidadas únicas e importantes e não como suas empregadas ou ajudantes. Se você tem um site do seu casamento, adicione fotos e vídeos de vocês juntas e conte um pouco da história de vocês. Coloque os seus nomes no programa da cerimônia e faça com que se destaquem sempre que puder.
  • Tente que se conheçam entre elas. As meninas que pedir que sejam suas damas de honra são conhecidas e queridas para você, mas talvez não exista essa mesma relação entre elas. Sua missão é tentar que se conheçam e tenham um bom relacionamento, porque isso vai ser refletido em todos os momentos no dia do casamento. Organize jantares, almoços ou lanches de vez em quando e quebre o gelo.
  • Considere o que vai gastar. Às vezes você é tão profunda nos preparativos e em seus próprios gastos que perde de vista o esforço que suas damas de honra terão que fazer. Tente estar atenta e ajudar a encontrar vestidos não muito caros, ou passagens aéreas ou reservas de hotéis a preços acessíveis. Também seria um detalhe que seus penteados e maquiagens no dia D corram por sua conta.
  • Diga o que você espera delas. Não espere que saibam o que é ser uma dama de honra ou o que vão precisar, quem e como comprar os vestidos ou em que precisarão de ajuda a qualquer momento e, especialmente, no dia do casamento. Uma boa comunicação é essencial para que tudo corra bem e não haja conflitos desnecessários em um dia tão importante.
  • Não as sobrecarregue com todas as tarefas. Não são as únicas pessoas com as quais você pode contar. Claro que existem familiares mais do que dispostos a dar uma mão se você precisar e assim você pode liberar as suas damas de honra da pressão excessiva e trabalho. Lembre-se que elas também têm que desfrutar.
  • Avalie o que fazem em todos os momentos. Claro que tem trabalhado duro para preparar uma despedida digna de você. Deixe que o façam e acima de tudo, sempre reconheça o seu esforço, embora o resultado não seja exatamente o que você tinha em mente.
  • Fale de temas normais. Ou seja, como você sempre fez. Em sua vida, problemas ou ilusões. Lembre-se que antes de damas de honra são suas amigas e o seu casamento não é o centro do mundo e é preciso aprender a mudar o chip, o assunto, e ser você mesma com elas como de costume, para que saibam que você continua ali.
  • Agradeça-lhes. Não há necessidade de gastar uma fortuna comprando os presentes, mas os escolha para cada uma delas pensando sobre o que elas gostariam e as fará felizes. Escreva uma carta para cada personalizada na qual você lhes diga o que significa para você que esteja ao seu lado, o quanto você aprecia todos os seus esforços e como são importantes para você.