Os banquetes tipo coquetel vêm se popularizando cada vez mais ao longo dos anos entre os casais que os escolhem para o seu grande dia. Se este for o seu caso, aqui estão algumas dicas simples para torná-lo um sucesso garantido.

Nos últimos anos, diferentes tipos de banquetes de casamento se tornaram mais populares e, finalmente, terminaram por fazer um buraco no mundo nupcial e entre os casais que estão se preparando para o seu casamento. Um deles certamente é o banquete tipo coquetel, então aqui estão algumas dicas para organizar o seu:

  • Para que um banquete tipo coquetel seja um sucesso é melhor que seja um casamento íntimo ou que não supere os 100 convidados. Se considerarmos que a maior parte do banquete transcorre de pele em movimento, é preciso evitar multidões.
  • O local escolhido deve ser bastante amplo para que todos possam se mover bem, caber todos os convidados e também os garçons, mesas e alguns assentos. Não é necessário que seja ao ar livre, embora seja muito mais agradável assim.
  • A comida que se serve em um coquetel deve ser do tamanho de uma mordida, e devemos poder comê-la com uma mão, uma vez que estamos em pé e levaremos na outra a bebida. Também são aceitáveis pratos tipo placas, pequenas porções. Os talheres não estão normalmente disponíveis em um coquetel, mas para provar algumas das especialidades é possível precisar deles e, normalmente, serão de sobremesa.
  • Você tem que dispor mesas e cadeiras suficientes para que os convidados possam descansar ou se apoiar e conversar. Você pode criar diferentes ambientes com mesas ao uso, mesas altas com bancos ou sofás com mesas baixas. Neste caso, não é necessário nenhum plano de estar, cada um senta onde quiser.
  • É importante que o banquete seja concebido como tal e que a quantidade de comida seja suficiente e diversificada para que ninguém passe fome e todo mundo possa encontrar as coisas que gosta.
  • Também é aconselhável incluir cantos especiais, como um de arroz, outro de carne grelhada e, claro, o de sobremesa ou doces. Também é uma boa idéia um canto de sorvetes para tomar entre um tipo de prato e outro. Desta forma, se consegue uma sensação de banquete completo. No momento de bar aberto um buffet de doces e salgados completa o círculo.
  • Enquanto cada convidado se serve é recomendado que existam garçons e cozinheiros que se encarreguem de que todo mundo tenha a oportunidade de experimentar os diversos pratos ou especialidades. Também é importante que estejam presentes recolhendo os pratos e copos vazios que dão uma imagem descuidada quando se acumulam.