Como Escrever os Votos de Casamento

Se vocês são um daqueles casais que decidiram que os seus votos serão sinceramente de vocês mesmos, aqui estão algumas dicas para escrevê-los.

Já são muitos os casais decidem escrever os seus próprios votos para complementar ou substituir os tradicionais. O momento de lê-los é muito íntimo e personalizá-los os torna algo ainda mais especial. Aqui estão algumas dicas para que você decida ir em frente e personalizar os seus votos de casamento:

  • Pergunte se aonde você vai se casar é permitido ler os seus votos. Em um casamento civil pode ser que você tenha pouco ou nenhum problema, mas em um casamento religioso é muito provável que complementem os votos tradicionais e por isso o padre pode querer ler antes de dar um sim como resposta.
  • Não deixe para a última hora. No dia D você vai estar muito nervoso para escrever qualquer coisa e haverá outras coisas em que concentrar a sua atenção. Comece pelo menos um mês antes e lentamente vá polindo-os para que pelo menos dois dias antes do grande momento estejam perfeitos.
  • Antes de começar pense no tom que você vai lhe dar. Será um toque de humor ou será uma declaração romântica e poética? De qualquer forma, não perca de vista o fato de que eles expressam o seu compromisso, amor e respeito. Você pode se inspirar nos votos tradicionais mudando-os um pouco e dando-lhes o seu toque.
  • Coloquem-se de acordo antes de começar a escrevê-los. Se você deseja fazê-lo igual, mas mudando algumas palavras, se você prefere fazer uma surpresa no dia do casamento, ou se você vai ler mutuamente antes. Falar sobre o tema e aprofundar no que significa para você tomar este grande passo irá te ajudar no momento de escrever.
  • Elabore um roteiro ou estrutura para seguir na redação dos seus votos. Que tenham sua introdução, desenvolvimento e conclusão. Aproveite o tempo sozinho para desenvolvê-los, inspire-se em tudo o que você precisa, desde poesia, romances ou filmes que te ajudem a expressar o que você deseja.
  • Lembre-se que você vai lê-los na frente dos seus convidados assim procure não ser demasiado crítico ou contar coisas tão íntimas de modo que ninguém entenda. Eles são em parte testemunhas desse momento e devem compreender ao máximo o seu compromisso e entrega mútua, com estas palavras cheias de amor.
  • Não os faça muito longos, porque não é necessário, escolha as palavras adequadas, diga a coisa mais importante em um tempo não superior a um minuto (é mais do que parece).
  • E acima de tudo, pratique e pratique lendo-os em voz alta em frente ao espelho, sozinha ou com seu parceiro, o que você preferir. Domine o discurso, a fim de dar-lhe o tom que deseja no dia D. Além disso, será observada a sua segurança ao lê-los.