Muitos centros de mesas são feitos com flores naturais e por isso são bonitos e frescos. Um simples vaso com flores é decorativo e alegre, especialmente se as flores são exóticas e coloridas. Mas o segredo para ter centros de mesa muito bonitos é o frescor das flores e é por isso que hoje vamos nos dedicar a descobrir algumas técnicas para manter as flores frescas durante mais tempo e para que não murchem com o passar das horas.

O primeiro é a seleção das flores, tendo o cuidado sempre para não escolher aquelas flores cujas pétalas se vêem caídas ou parecem murchas ou amarelas, porque então se trata de flores velhas e com uma vida curta.

Uma vez escolhidas as flores frescas, conserve os buquês em vasos muito limpos e sem vestígios de sujeira, com água limpa durante algumas horas. Experimente a água morna, pois as flores a absorvem com maior facilidade.

Muitos acreditam que se você adicionar uma aspirina, vinagre ou vitaminas as flores duram mais tempo, mas a verdade é que apenas se trata de alguns mitos que não são eficazes.

O que você pode tentar é colocar uma batata no fundo do vaso colocando nela as hastes. Você pode ajudar com um palito espetado para não quebrar as hastes. Este método impede que as outras partes do caule que tenham estado em contato com o ar contaminem o resto, por isso você também pode optar por cortar as pontas das hastes sempre na diagonal e evitando arquear as hastes.

Use sempre uma tesoura adequada de jardinagem, pois as tradicionais podem afetar o sistema vascular do caule e, assim, complicar o abastecimento de água para a planta. Depois de cortado, coloque as flores na água.

Evite expor as flores ao sol e também que as folhas estejam submersas na água para assim evitar a proliferação de bactérias. Se você vê que as hastes começam a murchar outra vez, corte novamente.