Como Calcular a Quantidade de Comida para a Festa

Calcular a quantidade de comida que você deve oferecer no seu casamento não é uma tarefa tão difícil como parece, especialmente se você seguir o conselho que trazemos hoje.

Uma das preocupações que muitos casais têm é conseguir que os seus convidados desfrutem da festa e, especialmente, que não saiam com fome. Mas com a economia em que vivemos o ditado “é melhor sobrar do que faltar”, é algo que o orçamento muitas vezes não pode pagar. Por isso, hoje trazemos algumas dicas com as quais você pode calcular a quantidade de comida que deve servir em sua festa.

Para calcular a quantidade de comida que deve oferecer é preciso levar em conta os seguintes fatores:

  • Horário do seu casamento. Não é a mesma coisa celebrar um casamento de dia e um a noite. A refeição do meio do dia é geralmente muito mais abundante do que a que costumamos fazer no jantar. Se o seu dia do casamento é de dia você pode oferecer um aperitivo entre 10 e 15 especialidades diferentes, continue com uma entrada leve como um creme, um primeiro prato que pode ser de massa ou salada, um prato principal a base de carne ou peixe, sobremesa e finalmente, o bolo de casamento. Mas se o que você está oferecendo é um jantar este será composto por um aperitivo entre 10 e 15 especialidades diferentes, continuará com uma entrada leve, um prato principal de carne ou peixe e terminará com o bolo de casamento.
  • Tipo de casamento. Se o seu casamento é formal você pode aplicar os conselhos do ponto anterior, mas se você deseja celebrar um casamento informal tipo coquetel deve oferecer cerca de 20 peças de aperitivo por pessoa, e completar com um buffet.
  • Tipo de convidados. Normalmente, os homens tendem a comer mais do que as mulheres e os jovens mais do que as pessoas mais velhas. As crianças tampouco comem tanto quanto um adulto. Caso você tenha em mente esses dados, você pode ajustar a quantidade de comida que necessitará.

E se você tem dúvidas, é melhor perguntar ao seu buffet ou restaurante. Ninguém melhor do que eles irão saber te aconselhar sobre a quantidade de comida que você deve oferecer.