Cinco Passos para Organizar um Casamento Civil

O protocolo para organizar um casamento civil requer planejamento. Primeiro de tudo você deve saber que este tipo de casamento tem mais liberdade para definir os detalhes, frente aos casamentos na igreja.

Um Casamento Civil pode ser Memorável e sua Organização deve Considerar Estes Cinco Passos:

  • Tenha em mente que é um casamento oficial e, portanto, a cerimônia é realizada em locais oficiais, tais como tribunais, municípios ou registros civis. O ideal é organizar uma celebração dias antes ou depois da celebração do casamento civil. Por exemplo, alguns jardins que chamam a atenção ou em uma fazenda. O casamento supõe preparar os convites, escolher a roupa dos noivos, a música, as testemunhas do casamento e os padrinhos.
  • Para organizar um casamento civil é necessário alguma documentação. A noiva e o noivo devem levar a certidão de nascimento de cada um, uma fotocópia da carteira de identidade e o certificado de registro. Com estes documentos já é possível dar início ao processo e deverá completar uma declaração a respeito do estado civil de cada um e uma instância para o Registro Civil. Em qualquer caso, convém solicitar a informação ao seu município.
  • A entrada para o lugar oficial pode ser acompanhada por uma música a sua escolha. Primeiro, é à entrada do noivo com a madrinha e da noiva com o padrinho, que a leva para junto do seu futuro marido no altar.
  • Uma vez no lugar oficial, começam as apresentações, as saudações e as leituras. O oficiante dirá algumas palavras e, em seguida, alguns convidados dirigiram também um pequeno discurso emotivo sobre a celebração e os noivos com uma música de fundo. Em seguida, se procede à leitura de artigos civis e a aceitação do matrimônio.
  • Por fim, acontece a troca de alianças acompanhada pelas palavras do oficiante e dos noivos também. A melodia neste momento tem o seu maior volume. Finalmente são feitas as assinaturas, existe uma despedida e se finaliza com a música de saída.