Se você sonha com uma cerimônia civil personalizada e diferente com a qual surpreenderá os seus convidados, tome nota destas cinco ideias que te trazemos hoje.

Quem disse que as cerimônias civis são chatas? Hoje queremos provar que estão errados, e muito. Por isso, trazemos cinco ideias novas e revolucionárias para personalizar ao máximo a sua. Garantimos que os seus convidados não esquecerão o seu casamento por muito tempo.

Até agora todos sabemos que as cerimônias civis oficiais apenas podem ser celebradas nos cartórios ou registros civis, pois os livros de registros não podem deixar essas dependências. Por isso, a maioria dos casamentos que são celebrados ao ar livre ou em lugares incomuns são realizados com um oficiante ou ator.

Nossa proposta é que, em vez de contratar um oficiante você peça a alguém especial que se encoraje a ser o seu oficiante. Pode ser um dos seus melhores amigos, um familiar ou a pessoa que viu como nasceu a sua história de amor. Sim, tem que ser alguém que você queira e que não tenha vergonha de falar em público. Sentem-se juntos e elaborem um roteiro para a cerimônia, você verá como resultado é muito mais caloroso e personalizado. E se em vez de apenas um oficiante você tiver dois, a cerimônia será ainda mais emocionante e divertida.

Personalizar os seus votos é outra boa ideia. Certamente será um momento muito especial e emotivo, por isso, se você já sabe que as lágrimas não vão te deixar lê-los aqui está outra proposta. Quando você repassar o roteiro com o oficiante pode pedir para que personalize a fórmula, adicionando alguns dos seus pequenos defeitos mais engraçados.

Poderia ser algo como: “Você, Maria, deseja tomar como marido José, embora não possa perder nenhum dos jogos de futebol transmitidos pela televisão, que sempre queima a omelete, que se recusa a usar o GPS e prefere parar para perguntar como chegar aos lugares?”. “E você, José: você deseja tomar como esposa Maria, embora continue sendo uma dessas fãs histéricas que não pode perder um concerto, nunca se lembra de colocar gasolina no carro e sempre te deixa o carro na reserva, que ocupa com a sua roupa quase todos os seus armários e ainda assim nunca sabe o que vestir?”. Posso assegurar que será um momento muito divertido e emocionante, e que os seus convidados não esquecerão.

As cerimônias simbólicas são outra boa ideia para personalizar a sua cerimônia civil. Já falamos delas em outras ocasiões, a mais popular é a cerimônia de luz ou de vela, mas também a de areia e de rosa. Uma das mais elogiadas ultimamente é a de plantar juntos algumas sementes, enquanto alguém lê um texto que se equipara os cuidados que necessitam as sementes para crescer e se tornar uma planta grande e forte, com os cuidados que precisa o seu casamento para ser sólido e duradouro.

Procure um porta alianças diferente. Se o seu casamento for vintage, um joalheiro antigo pode ser uma ótima opção. Se o casamento é na praia, você pode colocar as alianças em uma concha ou casca, ou amarrá-las a uma vara de pesca. E se o casamento é no campo, um pequeno ninho ou uma caixa de madeira envelhecida cheia de flores podem ser ótimas opções.