O protocolo pode ser cumprido ou não e, no caso das mesas do banquete de casamento não é uma exceção. Você se anima a pular isso?

Com os novos tipos de casamentos que têm chegado aos países, existem algumas tradições do protocolo tradicional que começaram a mudar ou se romper. São muitos os casais que se atrevem a comemorar o seu casamento de outra maneira, porque às vezes pulam uma ou outra regra o que pode ser um acerto.

Em um casamento, o protocolo seria um sinal para cada convidado de qual é o seu assento durante toda a noite. A elaboração do mapa de lugares é geralmente um dos pontos mais difíceis dos preparativos do casamento e muitas vezes, implica discussões e dias de muito pensar. Mas o que acontece se eliminarmos esse detalhe? E se você ignorar essa regra?

Teremos um banquete livre, com movimento e tranquilidade de que cada convidado estará com quem quer estar.
Certifique-se de que as mesas são grandes o suficiente para acomodar grupos desse tamanho se você sabe que existem ou que estejam próximas umas das outras para que possam se comunicar bem entre eles.

Se você deseja adicionar uma mesa presidencial para garantir tanto o seu lugar como o de seus pais, faça distinção da mesma sobre o restante de alguma forma.

Este tipo de banquete sem protocolo é especialmente recomendado que sejam em estilo buffet, mas pode funcionar em qualquer tipo de banquete.

Leve em conta que os seus convidados não estão acostumados aos banquetes em que ninguém lhes oriente onde se sentar, assim na entrada coloque um cartaz, um quadro negro ou o que melhor combine com o estilo do seu casamento alertando sobre este detalhe ou você terá um monte convidados vagando entre as mesas, sem saber o que fazer.