A Tradição de Casamentos Chineses

Existem diferentes tradições de casamento em todo o mundo, em alguns casos, elas têm sido celebradas por milhares de anos. Este é o caso dos casamentos na China, para conhecê-las continue lendo.

A China é um país milenário que, embora atualmente esteja aberto a propostas ocidentais, permanece profundamente enraizado no que diz respeito aos seus antepassados e tradições.

Os casamentos na China começam com o pedido da noiva, o qual se realiza por meio de uma intermediária ou casamenteira que leva aos pais da noiva os presentes do futuro marido e coleta dados sobre a data de nascimento dela para que um especialista realize uma medição astrológica e, assim, conheça a viabilidade do casamento.

Se o resultado é positivo começam os preparativos. Os casamentos chineses são marcados essencialmente pela cor vermelha que predomina em tudo, seja nos trajes, convites, decoração…

No dia do casamento, a noiva permanece confinada em sua casa com seus familiares do sexo feminino e algumas de suas melhores amigas. Supõe-se que este é um momento de luto por deixar a sua própria família.

Mais tarde, o noivo, acompanhado por uma comitiva, chega à casa de sua parceira nupcial, mas não é permitido entrar, além disso, as amigas da noiva fazem todo o possível para que não entre, enquanto o futuro marido oferece dinheiro e argumentos para fazê-lo. Está é uma maneira de demonstrar o interesse pela noiva. Finalmente entra e leva sua futura esposa.

Atualmente, muitas noivas têm ocidentalizado a sua roupa e primeiro vestido, dos três ou quatro que usará, é branco, mas sempre usará algum detalhe em vermelho, como os sapatos ou uma sombrinha.

Enquanto a noiva passa, os familiares jogam arroz e feijão vermelho, símbolo de riqueza e fertilidade.

Os noivos se dirigem a casa dos pais onde será celebrada a cerimônia de casamento, diante do altar dos ancestrais e dos deuses. Mais tarde, será tomado um chá e os noivos compartilharam uma sopa doce que darão um ao outro.

Os casamentos chineses são caracterizados pela festa seguinte com a qual se entretém os convidados e é composta de enormes quantidades de comida. O banquete é oferecido geralmente em algum restaurante ou local condicionado para tal fim.

Os convidados dão aos noivos envelopes vermelhos com dinheiro que vão deixando na entrada. Os noivos vão de mesa em mesa fazendo reverências e brindando com os convidados. Enquanto isso, a noiva mudará de roupa algumas vezes, por isso haverá música e atividades que amenizem esta espera.

Os casamentos se parecem um pouco com os daqui quanto ao banquete, mas a verdade é que a tradição é bem diferente.

E você? Já foi a um casamento chinês? O que você pensa sobre os costumes dos orientais na celebração de seus casamentos? Você celebraria o seu casamento com alguns dos detalhes descritos no artigo?