A Organização dos Convidados na Cerimônia

Aposte no protocolo ou liberte-se dos padrões no dia do casamento. Há tradições que se mantêm ao longo do tempo como certas regras de protocolo, ao organizar um casamento. No entanto, mais frequentemente vemos noivas quebrar algumas regras e apelarem para a liberdade, eles vão movidos por seus gostos e necessitam impor seu próprio estilo para que seu dia seja ainda mais especial.

Para os amantes dos costumes, dedicamos estas linhas que enfatizam o protocolo recomendado no momento do assentamento e organização dos convidados na cerimônia, sejam íntimas ou não.

Qualquer local sempre gira em torno do casal: os protagonistas. Geralmente, o casal fica no centro do altar em frente ao sacerdote que irá oficiar a cerimônia. A noiva fica à esquerda e o noivo à direita.

E quanto mais próximo estiver do casal, dizem os especialistas que maior a sua importância em termos de parentesco e significado na própria cerimônia. Assim, a madrinha do casamento está localizada à esquerda da noiva e do padrinho faz o mesmo para a direita do noivo.

Em relação às testemunhas, a noiva vai tomar uma posição sobre o lado esquerdo do altar, enquanto o noivo estará localizado à sua direita.

A principal coisa a fazer é reservar as primeiras filas para parentes mais próximos. Se você pode colocar pequenos sinais, é muito melhor. Use um truque: localizar os avós da noiva e do noivo e sentá-los na segunda fila, assim eles ficam incumbidos de guardar os lugares. Caso tenha mais alguém disponível como irmãos dos noivos eles poderiam ajudar a completar essas filas. Algumas empresas até fecham as laterais dos bancos com pequeno ramos de flores.

Seguindo o protocolo é geralmente colocada a família do noivo para a direita e da noiva à esquerda. Se eles têm grande diferença no número um ou outro aí terá que redistribuir. Os amigos e outros convidados devem sentar-se atrás deles.

Uma dica muito importante e que você deve seguir estritamente: se você for convidado deve sempre ser pontual e chegar antes da noiva. Uma regra que não deve ser quebrado.

Em suma, a organização dos convidados na cerimônia é mais simples do que parece, mas para os preparativos não se acumularem e melhor começar a trabalhar com muita antecedência.