A Exclusividade Dos Fotógrafos

Muitos restaurantes e igrejas exigem que o casal contrate um de seus fotógrafos de confiança. Esta é uma prática ilegal, por isso hoje nós trazemos-lhe todas as informações que você precisa para que você possa escolher livremente o seu fotógrafo.

Você provavelmente já encontrou a situação de querer reservar uma data no restaurante ou na igreja e eles oferecem seus “fotógrafos de confiança”. Estes são os profissionais que dão uma comissão para o restaurante, ou a doação para a igreja, para cada cliente que eles vão trazer. Portanto, se você insiste em contratar outro fotógrafo vão exigir o pagamento de um “cânone”.

Esta é uma prática ilegal, que se estendeu até poucos anos atrás, mas agora, graças à crise ela não é dada como frequência. No entanto, se o seu restaurante ou igreja exige que você contrate seu fotógrafo ou pagar uma taxa especial para trazer o fotógrafo de seu interesse, que você saiba que:

  • Um casamento é um ato privado que vem com o convite;
  • A igreja e o restaurante estão reservando uma sala para uma festa privada, o que faz com que seja um espaço privado, durante o tempo em que eles são contratados;
  • Um fotógrafo profissional não pode ser impedido de acessar a igreja ou o restaurante, se tiver sido contratado pelos celebrantes.
  • Nem a igreja, nem o restaurante podem se opor a emprestar-lhes os seus serviços por não contratar seu fotógrafo. Há julgamentos sobre eles.
  • O fotógrafo oficial da igreja ou restaurante não pode se opor a decisão de contratar outro fotógrafo, nem dificultar o seu trabalho. Há também decisões definitivas sobre o assunto.