A Bíblia das Noivas

Organizar um casamento não é o caminho de rosas que você tinha imaginado, mas também não precisa ser tão estressante como as pessoas pintam, especialmente se você seguir à risca os conselhos da Bíblia das noivas.

Organizar o seu casamento tem que ser uma experiência agradável, divertida e cheia de momentos que você recordará com carinho. Mas não se engane você encontrará uma série de obstáculos ao longo do caminho que podem amargar esta bela experiência.

Para te ajudar a superá-los trazemos hoje exclusivamente a Bíblia das noivas. Siga os seus conselhos e conseguirá desfrutar de todos os preparativos para o seu casamento:

1. Não tome decisões de maneira impulsiva. Quando você começar a planejar o casamento medite muito cada decisão, valorize os prós e os contras e tenha em mente o orçamento fixado. Mas à medida que se aproxima o grande dia os impulsos tomam posse de você e você tende a tomar decisões sem valorizá-las. É um momento de risco para o seu orçamento, pois a frase “é caro, mas já está pronto não importa gastar mais xxx” sairá da sua boca muito mais do que você imagina.

2. Lembre-se que um casamento é coisa de dois. Normalmente, são as noivas que tomam as rédeas da organização e se envolvem mais do que os noivos. Se esse é o seu caso, lembre-se que os dois são as estrelas do casamento, por isso não se esqueça de consultá-lo a cada decisão e levar em conta os seus gostos e opiniões. Não caia na tentação de tomar sozinha todas às decisões.

3. Não caia nas redes da indecisão. Existem noivas que têm muito claro o tipo de casamento que querem, enquanto outras custam a imaginar como querem que seja o seu casamento perfeito: moderno, vintage, no campo, na praia… É verdade que a rede está repleta de ideias inspiradoras, mas tenha em mente que isso pode ser uma faca de dois gumes, porque, por vezes, muita inspiração pode saturar e tudo que você consegue é ficar bloqueada. Antes de buscar inspiração fale com o seu parceiro e pensem juntos, como vocês gostariam que fosse o seu casamento. Se não está claro aqui vai um truque que normalmente funciona: pensem em como vocês não querem que seja o seu casamento. Isso permitirá que você vá marcando opções até ficar com o tipo de casamento perfeito para você.

4. Não tente controlar as suas emoções. Durante a organização do seu casamento você vai passar por todos os estados de ânimo possíveis. Você vai passar da euforia por ter encontrado o seu vestido de noiva, para a tristeza profunda, porque uma das suas melhores amigas, não poderá assistir ao seu casamento. Nestes momentos em que tudo é ampliado, não se desespere se você passar com facilidade do riso às lágrimas, já que você tem grandes expectativas sobre o seu casamento, é normal que você não possa controlar as suas emoções.

5. Não deixe que o pessimismo te invada. Lembre-se que as coisas podem correr bem, dar certo. Isso tem que ser o seu mantra durante todo o processo de planejamento do seu casamento. Não se adiante aos acontecimentos e pense que tudo vai dar errado. Com isso apenas você conseguirá se angustiar e aumentar o estresse. Tente desfrutar de todo o processo de organização do casamento. Pense que é uma parte a mais do seu casamento e embora agora você não acredite, depois você achará de menos.

6. Delegue responsabilidades. Se você é uma noiva controladora e perfeccionista lembre-se que no dia do seu casamento você não pode controlar tudo. Trate de desfrutar, não de ficar esperando que tudo corra como o planejado. Se isso te vem à cabeça, contratar um planejador de casamento pode ser uma ótima solução. Ele se ocupará para que tudo saia perfeito e você possa se concentrar em aproveitar o casamento.

7. Não se torne uma Noiva Monstro. É normal, que com todos os preparativos os nervos se apoderem de você. Passar um pouco de nervos não é ruim, mas chegar à histeria sim. Suas emoções estarão à flor da pele, por isso quando você perceber que algo te supera freie antes que exploda em um ataque de nervos e se torne uma noiva monstro, termo anglo-saxão para definir as noivas histéricas. Antes que isso aconteça tire um tempo de descanso, faça uma viagem romântica com o seu parceiro, vá a um spa ou sal de festa com suas amigas e dance em uma discoteca como se não houvesse amanhã. Depois você vai estar muito mais relaxada e poderá continuar com os preparativos do casamento.